Esta sub-zona da REN engloba a maior mancha de sapal existente no concelho.
Aqui se encontra uma halossérie de plantas ordenadas segundo sucessão ecológica, surgindo as mesmas no terreno salgado em bandas, numa estratificação horizontal, motivada pela maior proximidade ou afastamento da zona inundada pelas marés.
Na proximidade das margens, onde a salinidade já não é tão acentuada, surge uma grande variedade de espécies, ainda que em menor grau.
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
Definição de Sapal
Conceito de Sapal
Sapal é a designação dada a um terreno alagado temporariamente inundado pelas águas de um rio e que, quando localizados junto à foz, variam com a subida e a descida das marés. As águas paradas durante largos períodos de tempo provocam geralmente um cheiro desagradável e dão origem a um tipo de ecossistema muito rico e complexo, composto por uma grande variedade biológica, quer faunística e florística. No caso da flora, destaca-se um tipo de vegetação designada por halofítica, assim chamada devido à sua resistência à secura provocada pelo excesso de sais no solo. Em termos de fauna, os sapais são os habitats preferenciais para numerosas espécies de aves aquáticas, para crustáceos, bivalves, etc.
Subscrever:
Mensagens (Atom)